11 de junho: Dia Internacional de Solidariedade com Marius Mason e todos os prisioneiros anarquistas de longa data

By A.N.A

Contra o esquecimento, contra o desespero: um chamado para o 11 de junho

Mais um ano se passa e outro 11 de junho está chegando. Mais uma vez, estamos vendo tudo o que se desenrolou na luta anarquista durante este período, tanto triunfos quanto dificuldades, fora dos muros da prisão e dentro. Estamos apreciando a beleza de lutar e a força que pode ser fomentada quando nos recusamos a sucumbir tanto ao esquecimento quanto ao desespero.

Contra o esquecimento: nos recusamos a deixar que o estado desapareça com rebeldes, apague suas palavras doces ou duras de nossas discussões, ou remova ou ofusque suas contribuições para nossas lutas compartilhadas. Em vez disso, nos lembramos deles. Suas ações, palavras, risos, potencial e humanidade. Podemos agir como um canal para o outro através das paredes da prisão e entre as gerações. Eles podem continuar envolvidos à medida que nossas lutas mudam, e podemos mantê-los conectados ao mundo exterior e também o exterior conectado a eles.

Contra o desespero: contra o poder do Estado, pode parecer que nada pode ser feito. O desespero é um espaço muito particular para habitar. Desespero não é desesperança, pois desesperança pode ser uma avaliação justa das circunstâncias. Pode-se ver e reconhecer a desesperança com o coração cheio e o espírito forte. Mas o desespero, o desespero destrói a coragem. O que é o desespero, senão ter conhecimento do sofrimento sem agir contra ele. Nós nos recusamos a chafurdar no reino do desespero indefinidamente. Nós nos recusamos a deixar que o desespero destrua nossa coragem.

Em vez disso, oferecemos esperança uns aos outros. Não uma esperança ingênua ou equivocada que oferece soluções falsas. Mas, em vez disso, uma crença apaixonada em nossas capacidades como indivíduos, e capacidades conjuntas, para continuar. Podemos aprender com pessoas, como prisioneiros, que enfrentam todo o poder do Estado isoladamente e mantêm seus princípios, seu humor, sua coragem e sua determinação. Agiremos não apenas com base no que é possível ou “estratégico”, mas no que sabemos ter valor e significado, tanto por cuidado e amor um pelo outro quanto por nós mesmos, nossa própria vitalidade e espírito. Camaradas presos costumam ser um exemplo incrível de perseverança diante da desesperança. De sair do outro lado para a atividade feroz de nada a perder e nada pior a ser temido.

Atualizações

Nos últimos nove anos, desde que se assumiu para amigos, familiares e apoiadores como um homem trans, Marius Mason defendeu a si mesmo dentro do Bureau of Prisons para mudar seu nome legal, obter acesso a hormônios e ser transferido para um instalação masculina, abrindo caminho para que outros façam o mesmo. Ele iniciou o Dia de Ação e Solidariedade com Prisioneiros Trans. Em sua mensagem no início deste ano, ele diz: “Estamos mais perto desse objetivo do que nunca, como prisioneiros trans. Este ano, o Conselho Executivo Transgênero voltou a se reunir para tomar decisões sobre a transição no Federal Bureau of Prisons. Vários prisioneiros, homens e mulheres trans, foram informados de que atenderam aos requisitos para transição médica e foram aprovados para cirurgias de afirmação de gênero. Eu era um desses poucos afortunados.” Vemos como essas vitórias são precárias quando estão à mercê de nossos inimigos. Mais do que tudo, queremos que ele saia. Este ano, nos consolamos amargamente ao reconhecer que a maior parte da sentença de Marius está atrás dele; ele tem 8 dos 22 anos restantes.

Eric King, que sofreu abusos horríveis na prisão federal, está finalmente saindo este ano. Depois de ser absolvido no ano passado da acusação de agredir um policial, ele foi devolvido a um supermax, onde seu acesso a telefone e comunicação, tempo fora de sua cela e até mesmo visitas legais são extremamente restritos. Ele e sua equipe recentemente entraram com uma ação contra a prisão. Como seu fundo de libertação está recebendo um apoio significativo, Eric e sua família continuam sendo arrastados pelo BOP, disputando a hora e o local de sua libertação.

Michael Kimble tem se dedicado a construir o poder coletivo no Alabama DOC, apoiando outros prisioneiros queer, participando da resistência coletiva e compartilhando a história radical com outras pessoas, enquanto se recupera de vários ferimentos com cuidados médicos precários. Ele conheceu alguém especial lá dentro e se casou no ano passado.

Alfredo Cospito continuou a lutar contra o Estado da prisão. Desde sua sentença inicial por ferir um executivo da indústria nuclear, e uma sentença adicional de prisão perpétua por ações anteriores, ele continua a ser perseguido por seu anarquismo impenitente. O último julgamento contra ele e outros camaradas começou em março deste ano, muitos meses depois de sua greve de fome contra as condições a que está submetido. O Estado italiano tentou enterrá-lo nas masmorras 41 bis tiranicamente isoladas no ano passado, e ele iniciou a greve contra esta “não-vida” em outubro passado. Sua saúde está se deteriorando rapidamente e não temos certeza de que ele sobreviverá por muito mais tempo, mas ele continua sendo um iconoclasta impenitente inspirando inúmeras ações ao redor do mundo.

Anna Beniamino, querida companheira de Alfredo e co-réu durante o julgamento de Scripta Manent, também participou de uma greve de fome em solidariedade a ele de seu local de prisão, mas depois se retirou para recentralizar a luta de Alfredo.

Dan Baker, chegando ao final de sua sentença de 3 anos e meio, tem enfrentado uma onda de assédio e abuso. Seus livros e itens pessoais foram confiscados, e sua comunicação por e-mail e telefone severamente restringida, incluindo sua capacidade de se comunicar com seu advogado, já que os funcionários da prisão estão fazendo todo o possível para punir Dan por suas crenças. Dan sofreu agressão física, a negação de serviços de saúde, incluindo a restrição de seu acesso a medicamentos para asma e tratamento para um tumor, tudo como retaliação que visa comprometer sua data de soltura e suas opções de moradia após a soltura.

Legados de Resistência e Resiliência

A história do 11 de junho está profundamente ligada às ações empreendidas em defesa da terra. Começando com ex-prisioneiros do Green Scare, continua com Marius, que ainda tem 8 anos restantes de sua sentença. Apesar da severa criminalização dos movimentos de libertação e defesa da terra, esses movimentos e atividades não podem ser reprimidos. Muitas lutas não estão apenas em andamento, mas se expandindo e ganhando força. Os povos indígenas continuam lutando para proteger suas terras dos colonizadores e da extração nos EUA, Canadá, Chile, França e México, só para citar alguns. Nos últimos dois anos, o movimento Stop Cop City em Atlanta está demonstrando como mesmo a ameaça (e no caso de Marius, a realidade) de décadas de prisão ainda não consegue nos assustar e nos deixar passivos. Mais e mais pessoas estão agora enfrentando a possibilidade de acusações de terrorismo e a ameaça de serem presas por décadas.

Marius é um grande exemplo de alguém que já enfrentou esse nível de repressão antes e o fez com dignidade, força e cuidado. A continuidade de seu apoio ao longo dos últimos 15 anos é uma demonstração prática de como pode ser o apoio a prisioneiros de longo prazo. Espera-se que a recusa de seu abandono por apoiadores possa dar alguma força aos defensores da floresta e rebeldes enquanto eles enfrentam as ameaças do Estado. Outros casos do Green Scare conseguiram evitar prolongamentos ou condenações a sentenças longas, apesar do pânico moral criado pelo Estado. Independentemente das penas permanecerem, podemos tentar construir um legado de conexão e suporte para aqueles que atuam.

Enquanto o Estado continua atacando mulheres, pessoas queer e trans; elaborando novas leis para policiar nossa saúde e bem-estar, seja na eliminação de nosso acesso ao aborto ou na regulamentação de nosso acesso a hormônios que salvam vidas, cirurgias e cuidados de afirmação de gênero, somos lembrados de que qualquer coisa que o estado nos concede pode ser facilmente removido, e que nossas lutas estão profundamente interligadas e sempre devem permanecer assim.

Os shows de drag tornaram-se o mais recente campo de confronto violento, pois “ousamos” nos reunir. Os transfóbicos continuam a ocupar espaço em palestras universitárias, na televisão e andando na rua. As clínicas de aborto estão enfrentando mais oposição após a revogação de Roe vs. Wade. Mas mesmo que uma oposição poderosa e mais visível surja, também surge nossa capacidade de agir. Os espaços queer estão se recusando a cancelar eventos e, em vez disso, praticando e realizando visões de autodefesa proativa. Ações clandestinas na América do Norte têm como alvo falsas clínicas de aborto, bem como igrejas que espalham retórica pró-vida e homofóbica. “Jane’s Revenge”, um aceno para a rede clandestina de provedores de aborto em Chicago nos anos 70, é um lembrete de que não precisamos ficar de braços cruzados e assistir enquanto os recursos que salvam vidas e nossa humanidade são despojados. Por mais aterrorizantes que sejam esses tempos, é importante lembrar que não precisamos ceder.

O que parece um retrocesso também pode ser visto de outra forma: como a queda da fachada do projeto violento que é o Estado, continuando a se revelar. Os legados de grupos informais como Bash Back e, é claro, de pessoas queer (como Michael Kimble, preso por se defender de um homofóbico racista violento) nos lembram que transfobia e queerfobia estão construídos na própria estrutura do Estado, e que legados de autonomia, autodefesa e sobrevivência fora dos recursos existentes serão sempre vitais. Podemos parar de agitar os punhos para o poder, esperando que ele atenda às nossas demandas. O poder nunca cede às exigências. O que podemos fazer é continuar a nos tornar adeptos das ferramentas para nos proteger; seja aprimorando nossa capacidade de lutar e manter o terreno, desenvolver habilidades em saúde fora da infraestrutura do Estado e aprofundar outros meios para permanecer anônimos, aptos e o mais livres possível, além de exercer nossa capacidade de ação.

Apesar do terror da prisão, Michael Kimble continua a defender para sua própria libertação, encontrou o amor e uma rede de queers dentro das paredes da prisão. Jennifer Rose tem um histórico de se defender contra as administrações prisionais, participando da resistência coletiva e escrevendo e contribuindo para a defesa queer. Marius lutou dentro da prisão pelo acesso a recursos de afirmação de gênero, incluindo uma transferência para uma instalação masculina. Devemos comemorar seus triunfos suados, lembrando também que a maioria dos prisioneiros trans não tem acesso a essas coisas. Vale a pena comemorar as vitórias e também é importante lembrar que as mudanças em nossa sociedade também chegam aos prisioneiros. Mudanças no mundo “livre” que limitam nosso acesso a hormônios que salvam vidas, espaços queer, mudanças de nome e coisas do tipo certamente afetarão os prisioneiros de forma mais severa.

À medida que o Estado continua a invadir nossa autonomia e as políticas violentas permanecem comuns, devemos aceitar a realidade de que tudo o que temos para nos proteger somos nós mesmas. O Estado, sua polícia e prisões sempre imporão limites de raça, gênero e classe. Entendemos que a violência contra pessoas queer ainda é uma realidade cotidiana para muitas, ainda mais quando se cruza com racismo, xenofobia e pobreza; e como anarquistas, nunca estamos interessados em liberdade para alguns; é sobre liberdade para todos nós. Sempre haverá riscos, e a infeliz realidade deste mundo é que viver abertamente como nós mesmos pode trazer policiamento, prisão ou morte. Mas podemos aprender com os legados de queers resilientes e corajosas, encarceradas e livres, de não recuar ou viver com medo ou desespero. Sejamos fortes, ferozes e indispostas a abandonar uns aos outros.

As pessoas têm se levantado contra a polícia desde que a polícia existe. Nos Estados Unidos e em todo o mundo, a intensidade da atividade antipolicial enfraquece. Novamente com movimentos e ações contra a violência do Estado, contra a polícia e contra as mortes de pessoas pretas pela polícia, vemos o fracasso das ameaças e prisões do Estado em nos pacificar. A próxima rodada de luta começa quando os prisioneiros da última rodada são libertados. Eric King está terminando sua sentença de 10 anos por ações tomadas em solidariedade ao levante de Ferguson em 2014. Josh Williams, condenado à sentença mais longa dos protestos de Ferguson, também está chegando ao fim de sua sentença. Nos últimos dois anos, vimos a condenação dos prisioneiros do levante de George Floyd. Malik Muhammad, condenado a uma das sentenças mais longas de 2020, está há alguns anos em uma sentença de quase 10 anos. Em todo o mundo vemos militantes na França, Chile, Haiti e em outros lugares enfrentando a polícia. Na Rússia, vemos anarquistas atacando não apenas a polícia, mas a infraestrutura militar. Ondas de multidões e indivíduos continuam a decidir que, apesar dos riscos, vale a pena enfrentar a polícia.

Espalhando Brasas

Muitos de nós sabemos como é mergulhar no desespero. Quando as perdas se somam, e avançar parece insuperável. Mas parte integrante do espírito anarquista é enfrentar esse desespero de frente, com a determinação de superá-lo e continuar lutando. Os presos anarquistas são um excelente exemplo desse espírito: eles enfrentaram o Estado de frente, enfrentaram as incertezas do julgamento do crime e da pressão do Estado e permaneceram corajosos diante da repressão, bem como da desumanização e violência cotidianas que ocorrem dentro das prisões . Seus casos podem nos ensinar sobre táticas, abordagens, e o caso contra eles pode iluminar o arsenal de ferramentas utilizadas pelo Estado. Prisioneiros rebeldes nos mostram o que significa viver com coragem, resiliência e determinação.

O terreno da luta parece totalmente diferente do que era há dez anos, e estamos constantemente nos adaptando a um contexto em mudança. Mas nossas lutas permanecem interligadas. Às vezes, o impacto das coisas parece sem sentido; intangível. Mas a realidade é que a luta pela liberdade está em constante desenvolvimento e ainda não foi escrita. Ações anônimas de todo o mundo nos lembram, aqui e agora, que não estamos sozinhos em nossa raiva contra esse sistema e que é possível superar o medo, a ansiedade e o desespero para continuar lutando. Rebeldes, conhecidos e desconhecidos, ilustram que é realmente possível agir pela nossa liberdade, aqui e agora.

Duas ferramentas do sistema prisional são o isolamento e o tempo. O isolamento que desgasta o espírito daqueles que estão trancados e o tempo que passa enquanto nós do lado de fora podem nos distrair com tudo o que chama nossa atenção. Mas podemos nos recusar a permitir que essas abordagens tenham o sucesso que buscam. Podemos lembrar aos presos que eles não são esquecidos, que suas contribuições fazem parte de uma luta contínua contra a dominação e em busca da liberdade total. As apostas são realmente altas e querer evitar as atrocidades da prisão é muito compreensível. Mas quando continuamos a incluir os presos anarquistas como parte importante de nossa luta, prestamos homenagem às suas contribuições e mostramos que não estamos recuando, apesar dos riscos.

Permitir que as táticas de divisão da prisão não tenham sucesso é uma contribuição pequena, mas vital, para enfraquecer sua totalidade. Quando mostramos que estar preso não fará com que alguém seja esquecido, demonstramos que o horror e a alienação que alimentam a prisão não precisam se enraizar. Para cada covarde que vendeu seus amigos, amantes, camaradas e valores pelas mesquinhas ofertas de segurança ou conforto, há corações fortes que se recusam a abandonar seus compromissos diante da repressão. Vamos celebrar suas contribuições, seu coração e espírito e suas vidas enquanto nos recusamos a deixar nossa paixão pela liberdade ser obliterada.

Estamos aqui porque nos recusamos a ser vítimas do desespero. Tampouco permitiremos que nossos amigos, companheiros, camaradas ou irmãos desapareçam no esquecimento. Nós os alcançamos como podemos: com cartas e visitas, com dinheiro, gritando seus nomes nas ruas e escrevendo-os nas paredes – enquanto os presos continuam com suas contribuições do outro lado. Nenhuma luta pode ocorrer sem que sejamos lembrados daqueles que lutaram e foram trancados – nem daqueles que morreram.

Acima de tudo, carregamos todos eles em nossos corações enquanto avançamos cuidadosamente pela escuridão, continuando nossa luta coletiva. Assim os mantemos por perto – ninguém será esquecido e nada nesta sociedade será perdoado. Essas linhas intrincadas que unem os meios de dominação estão ao nosso alcance, e continuamos os esforços para cortar cada uma delas.

Não nos baseamos em slogans vazios, deixando a anarquia morrer como um sopro raso exalado de nossas bocas mornas. Agindo de acordo com nossos desejos, revigoramos o sangue vital de nossa luta repetidamente. Assim, continuamos a cuspir fogo nas maquinações da civilização e em todos aqueles que tentam policiar nossa revolta. Cada vez mais isolados, com brasas espalhadas iluminando o caminho para sua base incerta, vamos desmoronar os cadáveres pálidos sustentados como edifícios dominantes acima de nós.

Alfredo nos lembra que não há como perder quando escolhemos como viver, e pode muito bem vencer a morte ao ser semeado de volta à terra.

Nas ruínas do velho mundo nos reuniremos como enxames pacientes, encontrando aqueles que uma vez foram tirados de nós orgulhosamente ao nosso lado e começaremos a olhar para o amanhã.

Nota: Todo ano, 11 de junho serve como um dia para lembrarmos nossos camaradas anarquistas presos a mais tempo por meio de palavras, ações e apoio material contínuo.

https://june11.noblogs.org/2023-call/

Tradução > Contrafatual

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/05/17/internacional-11-de-junho-de-2022-chamado-em-solidariedade-aos-presos-anarquistas-de-penas-longas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/06/04/eua-dia-internacional-de-solidariedade-com-xs-presxs-anarquistas-de-condenacao-longa-11-de-junho/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/16/eua-declaracao-de-11-de-junho-de-2020-da-advogada-de-marius-mason/